O senador Otto Alencar (PSD-BA) foi eleito, nesta quinta-feira (9/7), vice-presidente da Comissão Mista que vai analisar a Medida Provisória (MP 677). A MP autoriza a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) a participar do Fundo de Energia do Nordeste. Na mesma reunião, os parlamentes elegeram o presidente, deputado Manoel Júnior (PMDB-PB) e o relator, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).
Confira a fala do senador sobre a importância da MP.
A Medida Provisória prorroga até 2037 contratos de fornecimento de energia da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, a Chesf. A estatal é controlada pela Eletrobras tem contratos com indústrias eletrointensivas instaladas no Nordeste, entre elas a Vale, Gerdau e Braskem.
A MP também cria o Fundo de Energia do Nordeste. “Essa medida provisória é muito importante. A MP vem atender a todas indústrias eletrointensivas da Bahia e do Nordeste que dão a condição de ter energia suficiente para a geração de emprego e renda e para a produção industrial”, disse o senador Otto Alencar (PSD-BA).
O senador Walter Pinheiro (PT-BA), afirmou que o estado será o mais impactado e que desde 2011 os parlamentares buscam chegar a um acordo para a prorrogação dos contratos. A estimativa do Ministério de Minas e Energia é que o Fundo movimente R$ 2,5 bilhões em recursos até 2037. Entre financiamentos públicos e privados para o setor de energia, o valor pode chegar a R$ 26 bilhões.
Foto: Vitor Soares