“Apelo ao governo federal que possa rever o cálculo do Fies para que formandos que dependem do seu trabalho e estão no desemprego possam recalcular os seus débitos e pagar as suas dívidas”, disse o senador Otto Alencar (PSD-BA).
No plenário do Senado, Otto Alencar relatou o drama da professora de Educação Física Maria de Fátima de Santana que não consegue quitar a dívida com o Fundo de Financiamento Estudantil.
A professora entregou uma carta ao senador, no dia 13 de junho, na cidade de Simões Filho, na região Metropolitana de Salvador, na Bahia. Otto Alencar é titular na Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
Na carta, Maria de Fátima relata que paga o Fies, desde 2002. “Acredito que já paguei até o valor devido em dobro. Neste momento me encontro desempregada. Tenho várias despesas e não posso mais arcar”.
Otto Alencar citou que a situação de Maria de Fátima é a mesma de inúmeros estudantes baianos e brasileiros, vítimas da crise econômica. “Estão desempregados. O problema é extremamente grave”, afirmou Otto Alencar.
O senador afirmou que irá levar o problema ao Ministério da Educação e ao presidente interino, Michel Temer. Ele quer que o cálculo do Fies seja revisto para que os formandos não fiquem inadimplentes. “O problema é grave. É de alta importância para os formandos”, considerou.