O senador Otto Alencar (PSD-BA), participou da assinatura, nesta terça-feira (9/8/2016) decreto que institui o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, com o objetivo de promover a recuperação do maior rio totalmente brasileiro e de seus afluentes.
A luta em defesa do Velho Chico acompanha há muitos anos o senador. Recentemente, ele inaugurou, em Bom Jesus da Lapa, o primeiro Reviveiro Velho Chico.
Otto Alencar foi o idealizador do projeto lançado pelo Governo Federal. “Salvar o rio é salvar o Nordeste, é ajudar na geração de emprego e renda. Não há projeto mais importante para o Nordeste do que salvar o rio. Lembrando que a bacia do Velho Chico envolve 505 municípios, onde vivem cerca de 16,5 milhões de pessoas. Só se produz água, plantando árvores”, disse Otto Alencar.
O programa prevê ações permanentes e integradas de preservação, conservação e recuperação ambiental. O objetivo é aumentar a quantidade e melhorar a qualidade da água em curso no rio para abastecimento humano, consumo animal, irrigação de plantações de pequenos agricultores e utilização pelos grandes empreendimentos agrícolas e industriais.