Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram
PSD

Notícias

Data: novembro, 2016Imprimir

O senador Otto Alencar (PSD-BA) recebe, na próxima terça-feira (8/11), o Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal. A cerimônia de outorga da honraria será realizada, às 17h, no Palácio da Cidade, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, pelo presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, conselheiro Thiers Vianna Montebello.

O Colar do Mérito é entregue, desde 2004, anualmente, pelo TCMRJ e homenageia personalidades que conferiram expressão e relevância ao Sistema Tribunal de Contas.

Também receberão o Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal , o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STF), Marco Aurélio Belizze Oliveira; o conselheiro Fernando Bueno Guimarães; o secretário de Estado do Rio de Janeiro da Casa Civil, Leonardo da Cunha e Silva Espíndola Dias; o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho e o procurador-geral da Procuradoria Geral de Justiça do Rio de Janeiro, Marfan Martins Vieira.

Natural do município de Ruy Barbosa, na Bahia, Otto Alencar preside um dos mais importantes colegiados do Senado Federal, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle. É o presidente também da Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional, colegiado que discute temas para o País voltar a crescer, se desenvolver e gerar empregos e renda.

Otto Alencar é médico formado pela Universidade Federal da Bahia é especializado em prótese do quadril, medicina do trabalho e em saúde ocupacional.  Em 1973, iniciou sua vida profissional na medicina e, em 1987, foi eleito pela primeira vez para a Assembleia Legislativa, como deputado constituinte. Na segunda eleição, em 1990, foi o deputado mais votado e reeleito em seguida.

Foi secretário estadual de Saúde entre os anos 1990 e 1994, vice-governador da Bahia em 1998 e governador entre abril e dezembro de 2002. No dia 8 de outubro de 2004, assumiu o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, cargo exercido até 30 de março de 2010. Também foi vice-governador e secretário de Infraestrutura no governo Jaques Wagner.

Em 2011, fundou o PSD com o ex-prefeito de São Paulo e atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Gilberto Kassab. Otto Alencar é presidente do PSD na Bahia e foi eleito, no ano de 2014, para o mandato de oito anos de senador com mais de 3,3 milhões de votos.

Redes Sociais